quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dicas: Para um líder.

Agora vou falar sobre as muitas coisas que um Líder precisa estar atento. Claro que são infinitas as coisas. Mais como sempre vou falar aquilo que eu lembro. São coisas que vão muito além do que muitas das vezes ficamos presos. Muitos líderes pensam que “meu papel é lidera do portão da igreja para dentro e coisas que tem haver com o grupo”. Errado! Você é líder e como sempre estou falando aqui, o líder ele está ali para servir.
Se você é daquele tipo de líder: “Estou marcando vigília e obrigo todos a ir, quem faltar fica tantos dias sem dançar”. Você está por fora do que é ser líder te aconselho a pecar o seu banquinho e saia de mansinho. [risos] E começar a orar e estudar mais a bíblia a essência do que é ser líder, está toda na bíblia.  E volte quando você entender: sem compreensão, compaixão, cuidado e amor. Você não é um líder. Tem gente que nasce para ser líder, eu nasci para ser líder. Muitos falam onde eu estou, estou botando ordem. É meu jeito. Mas nem sempre é esse EU líder que Jesus está pedindo.  Mas não é sobre isso que vamos falar, mais sobre detalhes que um líder tem estar atento.

  • Saúde dos liderados: A saúde para um bailarino é de suma importância. Porque se você não é saudável, você não consegue progredir. Sejam doenças variadas, e até mesmo doenças musculares e nos ossos, que eu as considero as mais graves, para um bailarino. Se você tem um liderado que está com uma veia embolada, ou qualquer problema no músculo. E ele não procurar um médico, tende a piorar aquilo ali. Afastando ele da dança por um período ou até mesmo para sempre. O que fazer? Na falta da saúde oriente que ele vá ao médico. E como muito é cabeça dura e não vão ao médico, seja duro fale que ele só dançará quando trouxer a receita para você, e você ver que não é nada de mais e ver também o que o médico prescreveu. Porque se ele mandou pega leve nos exercícios você pegará leve com o liderado.
    “Nossa mais deixar sem dançar por causa disso?”. Sim você evitará problemas maiores futuramente.
  • Necessidade sentimental do liderado: Você como um líder que serve, tem que ser amigo dos seus liderados. Muita das vezes eles estão machucados e feridos mais não no físico mais no coração. Por um amor ou uma amizade ou até mesmo problemas de família. O líder deve estar atento a isso. E ajudar com palavras, orações ou até mesmo para abraçá-lo e não dizer nada. Muitos hoje têm passado por problemas em casa, com os pais, irmão, tio e avós. E isso reflete muito na vida espiritual da pessoa, ela vai ficando fraca. As vezes um liderado grita com você em um ensaio, não por rebeldia. Mas porque ele está cansado de tudo e os problemas estão refletindo nisso. Por isso fique atento!
  • Higiene: Eu tenho falado sobre isso aqui. Porque percebo que muitos não sabem que isso é fundamental na vida de quem dança. Caso você note que algum liderado está com mau cheiro. Esta se cuidando pouco. Converse com ele. Mais tudo numa boa. Antes de tudo o deixe preparado informe que você não quer constranger apenas ajudar.
  • O que está agradando: Você tem que fazer reuniões, se possível mensal. Para saber o que estar agradando; o que não está; críticas; idéias. Tudo isso para que o liderado possa expor o que ele está sentindo no grupo. As vezes ele sente mal por que você abraça fulano e ele não. Mas é algo que você não percebe, simples e nessa conversa ele expondo isso. Você procurará, e irá mudar para que o relacionamento o convívio no grupo seja melhor. Caso eles tenham vergonha, de a eles papel. Para que escrevam.
  • Necessidade pessoal: Saber se na casa do liderado estão passando necessidades. Ele precisa de uma cesta básica, ele precisa de dinheiro para comprar remédio. Ele está dançando descalço porque ele não pode comprar uma. É hora de você tomar atitude, ou comprando para ele ou ajudando ele, ou fazendo uma mobilização de todo o grupo juntar e fazer uma cesta. Ou fazer uma vaquinha e comprar aquilo que ele precisa seja remédio, seja uma sapatilha.
    Obs.: Muitos são orgulhosos e não gosta de ser ajudado, caso essa pessoa seja assim. Façam a cesta na calada e deixe na porta da pessoa, e não fale que foi vocês, só se um dia você ver que falando vai deixa-la feliz e não envergonhada por precisar de cesta. Comprou uma sapatilha? Diga que é um presente do grupo para a pessoa. E ore bastante.
  • Desgastes físicos: As vezes seu liderado trabalha e estuda. E você não se manca e faz ensaios de 3 a 4 horas e isso vai desgastando fisicamente a pessoa. E eu vou dizer eu já sai de ministérios por desgastes físicos. Uma pessoa que não tem o físico bom para praticar tal coisa, ela não aguenta. É como um celular e a bateria, sem bateria ele não funciona. Então isso é muito importante.
Claro que tem a parte espiritual, e obediência e a vida com Deus. Mas isso você já sabe, se não sabe você não está pronto para ser um líder. Isso que eu falei são coisas que muitos líderes não sabe que ele precisa.

E aqui vai a super dica do dia para você Líder:

Ore muito, e esteja atento a voz de Deus. A maioria dessas coisas que você ficará atento, Deus é que vai te mostrar. Estou falando por experiência própria. Deus já me mostrou pessoas, feridas sentimentalmente e outras coisas. Por isso esteja muito atento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...