terça-feira, 10 de maio de 2011

Utilização da Sapatilha de ponta

Parte 1- A seleção

O sonho de toda criança que entra para as aulas de Balé é calçar as famosas sapatilhas de ponta, que representam a maturidade da bailarina no mundo da dança, e requerem muita habilidade, prática e dedicação. No entanto, deve-se tomar alguns cuidados antes de proporcionar este momento para a bailarina. Não é recomendado a ultilização das pontas para crianças com idade inferior a 12 anos, visto que sua estrutura óssea, assim como sua musculatura ainda não estão devidamente preparados para desempenharem tal esforço. Considerando-se que cada ser humano é único e cada indivíduo possui seu próprio ritmo de desenvolvimento e adaptação, existem exceções para o caso de meninas talentosas ou que já tenham pelo menos 3 anos de balé, considerando tempo mínimo para bailarina adquirir força para o trabalho das pontas. Mas de maneira geral, expor a bailarina a tal esforço sem que a mesma esteja preparada, pode ocasionar sérios problemas ortopédicos, como joanetes, problemas no joelho, de coluna, enfim, podendo ocasionar inclusive danos irreversíveis para a vida da bailarina.



Parte 2- A preparação

Se o professor após analisar todas as condições acima citadas perceber que a sua aluna encontra-se apta para o uso das pontas, então ele deve partir para exercícios preparatórios antes da utilização das pontas propriamente dita. Exercícios específicos de alongamento para panturrilha, parte posterior da coxa, quadríceps, e outros músculos ou grupos musculares, e exercícios específicos para o fortalecimento da musculatura dos pés são de extrema importância para a posterior utilização das pontas, pois preparam o corpo para a atividade.
Parte 3- A iniciação

O professor deve atentar também para um aprendizado global da bailarina, não preocupando-se somente com a prática. Dicas de como comprar a sapatilha são indispensáveis, pois uma sapatilha de ponta extremamente folgada ou apertada prejudicarão todo um trabalho. É tão importante, quanto lógico, que o professor ensine durante as primeiras aulas como calçar as sapatilhas de ponta. É extremante desagradável quando vemos alguma bailarina em cena, cuja sapatilha não está devidamente amarrada. E isto é importante não só pela estética, como pela própria segurança da bailarina em cena. Cuidados como a largura, coprimento, cor da fita, como deve ser costurada, em que local, se é recomendável o uso de elástico ou não, devem ser tomados. Em seguida deve alertar-se a bailarina sobre a surgimento de bolhas, indicando ou não o uso de esparadrapos ou de acordo com a comodidade da bailarina. O mesmo vale para o uso das ponteiras, sejam elas de pano, de esponja, ou gel. É importante que a bailarina sinta seu pé dentro da sapatilha, porém não de forma que a incomode tanto a tal ponto de se tornar incapaz de executar determinados exercícios. Essa é uma desvantagem do uso das ponteiras, que funcionam como um verdadeiro obstáculo para o contato do pé da bailarina com a sapatilha. Recomenda-se até mesmo enrolar um pedaço de papel higiênico ao redor da parte anterior do pé ou mesmo sacos plásticos. Todas essas opções vão depender da vontade e comodidade individual de cada aluno.


Parte 4- O momento

Seguidas todas as instruções anteriores, o professor poderá partir para os exercícios básicos de pontas na barra, tais como rises, relevés, pas-de-bourrés courus, echappés, passés, enfim...Toda uma infinidade de exercícios e passos que compõem o balé e que fazem parte do pleno domínio do professor. Se você é um aluno iniciante lembre-se: não calce as sapatilhas de ponta em casa ou sem a orientação do professor, ele sabe o que é melhor para você. Se você é professor lembre-se: atente para o ritmo de cada aluno, e com seu conhecimento, trabalho progressivo e dedicação seu sucesso será alcançado.



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