quinta-feira, 12 de maio de 2011

O que procede do coração?



Mt. 15:1 a 20 e Mc. 7:1 a 23
Os farizeus tinham a preocupação em manter suas próprias tradições, enquanto Jesus queria fazer a vontade de Deus.
Jesus condenou os farizeus por colocarem suas próprias tradições acima das escrituras.
Quantas vezes você tem colocado os seus costumes acima de Deus?
Existiam leis à respeito dos alimentos, mas elas não podem invalidar a palavra de Deus, e a mesma tem que ser verdade na sua vida!
Os farizeus acreditavam que a santidade e a impiedade eram determinadas pelo alimento ingerido. Mas Jesus condenou essa doutrina. Ele disse:
“não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto sim contamina o homem.” (v. 11)
Não é um alimento que vai determinar o meu nível de santidade e amor à Deus. A boca fala o que esta cheio o coração e se o seu coração estiver cheio de pecado, morte e sentimentos ruins, com certeza haverá contaminação.
 1 – Satanás quer nos Cegar (I Pe 5:8)
“O diabo está ao nosso derredor”
Santanás quer roubar o teu entendimento sobre as coisas de Deus.
Os farizeus (descritos no texto de Mt. 15), foram cegados sobre o que Deus queria, para viverem aquilo que o homem havia criado, suas tradições.
Ler IICo 4:3 e 4
Algumas pessoas criticavam Paulo, por acharem suas mensagens um pouco difíceis de entender. Paulo argumentou que o problema não estava na mensagem, mas sim no véu que encobria a mente das pessoas e não permitia que vissem a verdade. (II Co 3:15). Os que se perdem “os incrédulos” são aqueles a quem “o deus deste século” (satanás) cegou o entendimento (II co 4:3 e 4/ Ef. 2:2). O diabo foi vencido por Cristo, mas continua temporariamente seu domínio sobre o mundo, impedindo que as pessoas vejam a luz do evangelho.
E a partir do momento que você aceita Jesus na sua vida, tudo o que era trevas é ocupado pela luz. A luz obteve vitória sobre as trevas.

 2 – Satanás quer apagar a sua luz – Sl. 119:105
Nós não estamos sob o domínio do mundo, não somos dominados pelas trevas, nós temos a luz do Senhor nas nossas vidas.
A luz e as trevas militam entre si, uma quer ocupar o lugar da outra. E onde há luz certamente as trevas vão querer brigar para ocupar esse lugar de luz dentro da sua vida, da sua casa, da sua igreja. Por isso, o motivo de tantas guerras!
Satanás quer transformar a sua vida e as coisas ao seu redor em trevas.

 3 – Satanás quer te fazer cair na Hipocrisia (Mt.15:8,9)
Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem. (Mateus 15.8,9)- O mundo esta cheio de farizeus;- São pessoas cheias de conhecimento e teorias, falam muito bem, no entanto, não conhecem o glorioso Deus intimamente e não conseguem prestar à Ele uma adoração verdadeira.- No tempo de Jesus, eles exerciam enorme influência sobre o povo- Insistiam rigorosamente no cumprimento das leis e tradições hebraicas
- Não obstante seus lábios estarem cheios de louvor e honras, seus corações estavam distantes de Deus.
- Nós não podemos ser os fariseus dos nossos dias!
- Nos tempos de Cristo, os fariseus apresentavam uma adoração que não agradava a Deus simplesmente porque era falsa, cínica e hipócrita
- Ao invés de oferecer sinceramente um coração contrito, humilde e sincero a Deus, eles conseguiam se esconder perfeitamente sob a máscara da adoração
- Querido leitor, neste momento preciso perguntar-lhe algo: Você deseja realmente ser um verdadeiro adorador? Você está realmente em busca do louvor que agrada a Deus?
É necessário pagar um peço!
- Não sustente apenas uma imagem de adorador.
“AS APARÊNCIAS ENGANAM” pois elas podem enganar o homem, mas não a Deus.
- Deus sonda e conhece os corações, não há como engana-lo! Foi esta verdade a que o salmista se referiu reconhecendo:
Senhor, tu me sondas, e me conheces. (Salmos 139.1)
- Livre-se desta máscara de aparência – Os verdadeiros adoradores não vivem de aparência, mas de convivência com o glorioso Deus!
- Não viva debaixo do julgo da hipocrisia
- a hipocrisia entristece profundamente a Deus, pois faz parte do pecado da falsidade
- Apesar de oferecer uma falsa adoração, eram pessoas exemplares e aparentemente íntimas de Deus. Mas não sejamos assim!
- Nos despojemos de toda e qualquer aparência falsa que sustentamos em nossa vida, para que possamos render a Deus um culto verdadeiro e sincero.
 

Para não haver contaminação dentro de você é necessário:
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário,cerca-se-ão de mestres segundo suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
Ese recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas(II Tm. 4:3e4)
Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento. Provérbios 23:12
 1)      Filtrar o que ouvimos; (II Tm. 4:3e4)
2)      É importante não alimentar as mentiras do diabo. Ele sempre vai tentar encher a tua mente e o teu coração com mentiras, e elas, às vezes, podem ser muito convincentes e fazer você alimentar no seu coração sentimentos errados, pecaminosos.
3)      Encha o teu coração com a palavra de Deus, pois ela é o teu escudo contra o diabo. Ela também te dará forças para resistir no dia mal e vencer as mentiras do inferno. (Pv. 23:12)

 Conclusão:
Jesus foi bem claro: “não é o que entra pela boca que pode te contaminar”, ou seja, nada no mundo pode te abalar.
Tudo o que esta à ponto de entrar dentro de você significa  que está para fora do seu corpo, e o que esta fora é o que está no mundo, por isso não vai te contaminar, não vai te derrotar. Os problemas, a enferminadade, a miséria, a solidão, nada disso pode te abalar!
Nada pode te abalar porque Cristo venceu o mundo e o diabo. (Hb2:14)
As tradições descritas no cap. 15 de Mateus, representam o mundo. Tradições são custumes criados por homens, não são ordens divinas do Senhor, como as escrituras que devem ser entendidas como instruções do nosso Deus.

Pra. Carol Marrul

fonte: Cia Tribo da Dança 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...